A Bolha

A bolha – é proibido fumar [1977]

Legendária banda do rock nacional, formada em 65, no Rio de Janeiro, pelos irmãos Cesar e Renato Ladeira (guitarra e teclados), mais Lincoln Bittencourt (baixo) e Ricardo (bateria), gravou um único compacto nesta fase, com o nome The Bubbles, em 66. No final da década, assumiram o nome A Bolha e orientaram seu som para o hard rock, inicialmente, e depois para climas progressivos-psicodélicos. Em 1970, acompanharam Gal Costa na excursão a Portugal e assistiram ao festival da Ilha de Wight, na Inglaterra. Com nova formação – Renato (teclados), Pedro Lima (guitarra), Arnaldo Brandão (baixo) e Gustavo Schroeter (bateria), gravou o clássico compacto Sem Nada/18:30 (Os Hemadecons Cantavam em Coro Chôôôôô …), em 1971, e mais dois álbuns – Um Passo à Frente (73) e É Proibido Fumar (77). O primeiro álbum já ganhou reedição em cd, que traz ainda o segundo compact.


faixas

  • 01 – Deixe Tudo de Lado
  • 02 – Difícil é Ser Fiel
  • 03 – É Proibido Fumar
  • 04 – Estações
  • 05 – Sai do Ar
  • 06 – Consideração
  • 07 – Torta de Maçã
  • 08 – Luzes da Cidade
  • 09 – Clímax
  • 10 – Vem Quente Que Eu Estou Fervendo
  • 11 – Talão de Cheques

A bolha – um passo a frente [1973]

Criada pelos irmãos César e Renato Ladeira, que no início tocavam apenas covers, em 1966 lançam seu primeiro compacto, The Bubbles, composto de duas versões de hits das bandas The Rolling Stones (Inglaterra) e The Shakers (Uruguai). Em 1970, após acompanhar Gal Costa em apresentações em Portugal, passaram pelo Festival da Ilha de Wight, onde foram espectadores e decidiram reformular a banda, mudando seu nome para A Bolha.

Em 1971 veio o compacto Sem Nada, com participação de Geraldo Carneiro (já havia trabalhado com Egberto Gismonti, Tom Jobim entre outros). O primeiro LP Um Passo à Frente foi gravado em 1973 e o segundo É Proibido Fumar em 1977. O guitarrista Renato Fronzi Ladeira foi o único componente a fazer parte das formações diversas da banda. Vários componentes da A Bolha tocaram com músicos famosos da MPB como Gal Costa, Erasmo Carlos, Caetano Veloso e Raul Seixas. Além disso outros grupos surgiram a partir da desfragmentação como A Cor do Som, Herva Doce, A Outra Banda da Terra (que acompanhou Caetano Veloso) e Hanoi Hanoi, entre outros.

faixas
* 01 – Um Passo à Frente
* 02 – Razão de Existir
* 03 – Bye My Friend
* 04 – Epitáfio
* 05 – Tempos Constantes
* 06 – A Espera
* 07 – Neste Rock Forever

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: